Transformação

Financiamento coletivo arrecada valores para investir na Zona Norte

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)



Arianne Lima - a[email protected]

Desde o dia 10 deste mês, uma iniciativa social do Centro de Apoio da Zona Norte e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) busca recursos para melhorias em espaços coletivos da região. Com metas de R$ 15 a 45 mil, o projeto Protagonistas do Futuro prevê a execução de processos de revitalização e reestruturação de locais como a Praça Estado de Israel e a sede do Centro de Apoio, no Bairro Salgado Filho. 

Segundo o gestor de projetos da Adesm, Lucas Costa, na busca por obter verba suficiente para cobrir o orçamento, um financiamento foi criado:

- O projeto iniciou em 2019, mas devido a pandemia do coronavírus, a implementação acabou sendo adiada. Agora, o projeto está retomando o movimento e irá promover um financiamento coletivo para custear as ações. 

data-filename="retriever" style="width: 207px; float: right; height: 310.691px;">O potencial ressaltado pelo Protagonistas do Futuro se baseia no olhar de valorização que o Centro de Apoio da Zona Norte mantém da região na qual reside há quatro anos. Com sede localizada em um antigo posto da Brigada Militar na Vila Kennedy, a associação liderada pelo atual presidente, Valdoino Machado, dá assistência a cerca de 95 famílias, mensalmente. Mesmo com a pandemia e com adversidades diárias, Valdoino acredita que a oportunidade trará a união:

-Temos um trabalho voltado totalmente à comunidade, como um ato de gratidão. E sabemos que o momento é agora. Queremos possibilitar, através do projeto, que a comunidade se una.

TRANSFORMAÇÃO

Ciente da realidade de violência em locais da região, Valdoino explica que investir no futuro das crianças pode ser um passo rumo a transformação.

- A importância dos projetos para a comunidade está em construir bons cidadãos. Hoje, vemos as famílias sofrendo enquanto aguardam por uma contrapartida contra a violência. E percebemos que faltou investimento em projetos para as crianças - afirma.

Por conta disso, além das ações já citadas, também deve ser realizada a implementação de uma horta comunitária no terreno ao lado da Escola Municipal de Ensino Infantil Prof. Ida Fiori Druck. Os resultados do cultivo devem contemplar mais de 100 crianças, que estão matriculadas na creche.

A coordenadora pedagógica da EMEI Ida Fiori Druck, Ana Paula Brondani, admira a proposta:

- É uma ação muito importante, porque são pessoas que moram aqui e que conhecem a realidade. Esse é um grande passo para conquistas maiores e melhores para o bem estar de todos. 

COMO CONTRIBUIR

Para colaborar com o projeto Protagonista do Futuro, basta acessar a plataforma Benfeitoria e conhecer as categorias. O valor mínimo é de R$ 30, e as recompensas vão de cartas de agradecimentos até camisetas. A renda obtida na plataforma deve ser repassada ao projeto quando a meta minima for atingida. O financiamento coletivo vai até o dia 9 de novembro e a materialização das propostas deve ser realizada a partir de 2022.  

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

Sede do Centro de Apoio da Zona Norte também deve ser reformada e reestruturada a partir do financiamento coletivo. As atividades do espaço contemplam mais de 90 famílias, mensalmente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: ONG no Bairro Lorenzi organiza cartinhas de Natal para mais de 160 crianças Anterior

VÍDEO: ONG no Bairro Lorenzi organiza cartinhas de Natal para mais de 160 crianças

VÍDEO: Bloqueio na BR-290 faz aumentar o tráfego de caminhões em Santa Maria Próximo

VÍDEO: Bloqueio na BR-290 faz aumentar o tráfego de caminhões em Santa Maria

Geral